Saturday, January 18, 2025

As cores magníficas de Fred Herzog

 

"I wanted to show the world the way it is." (Fred Herzog)

"Photography does not work well with new things. I works well with used things, it works well with slightly messy things, it works well with original things." (Fred Herzog)

(post escrito anteriormente no blog antigo, em 2016)
Fred Herzog nasceu em Stuttgart, na Alemanha, cidade da qual foi retirado durante o bombardeio aéreo da Segunda Guerra Mundial. Seus pais morreram durante a guerra e, depois disso, ele largou a escola para trabalhar como marinheiro. 

Herzog migrou para o Canadá em 1953 e, a partir daí, começou a levar a fotografia a sério, já que fazia fotos casuais desde a infância. Tinha um trabalho como fotógrafo médico durante o dia. Nas fotos não relacionadas a esse trabalho, seu foco primário era a classe trabalhadora e a conexão entre ela e a cidade ao seu redor.

Fotografava com diapositivos, ou seja, slides que eram, em sua maior parte, Kodachrome. Pela opção por esse formato, Herzog foi rejeitado e discriminado nas décadas de 1950 e 60 mas, vem obtendo reconhecimento  e suas fotos têm sido publicadas em livros e expostas em galerias, como a Galeria de Arte de Vancouver.

Herzog fotografava nas suas horas livres, à noite e aos finais de semana. Documentava a vida na rua como a observava (lembrando que ele era estrangeiro e estava numa cidade bastante diferente da que nasceu). Seu foco eram letreiros de neon, outdoors, placas. cafés e multidões, sempre com a arquitetura urbana servindo de moldura para tudo isso. Suas fotos de Vancouver têm cores vibrantes e são complexas, misteriosas e cheias de vida. 

Além das fotos de Vancouver, constam também fotos de viagens que ele fez nessas que estão exibidas a seguir, como a Guatemala e a Malásia. Minhas preferidas estão no começo ;-)

 Vídeos interessantes:
  • Moder Color by Fred Herzog - eu tenho esse livro e o recomendo para quem gosta de fotografia de rua:


Links interessantes:

No comments:

Post a Comment