"A fotografia tem a ver com a surpresa. Quando você pensa que sabe tudo, algo inesperado acontece."
Eu tinha pesquisado sobre Abelardo Morell no post antigo. Achei pertinente falar dele após o post da câmara escura e antes de prosseguir com a invenção da fotografia.
A câmara escura, esse fenômeno óptico que fascinou cientistas e artistas por séculos, não é apenas um vestígio do passado. Para o fotógrafo cubano-americano Abelardo Morell, ela continua sendo uma fonte inesgotável de experimentação e poesia visual. Ao longo de sua carreira, Morell resgatou e reinventou a técnica, criando umagens que transformam ambientes comuns em janelas para outros mundos.
Nascido em Havana em 1948, se mudou para os Estados Unidos ainda jovem e desenvolveu sua carreira explorando os limites da fotografia.
Nos anos 1990, Morell começou a transformar quartos inteiros em câmaras escuras, cobrindo as janelas com materiais opacos e deixando apenas um pequeno furo furo para que a luz externa projetasse uma imagem no interior do ambiente. O resultado são fotografias em que paisagens urbanas e naturais se sobrepõem a móveis e objetos do cotidiano, criando um efeito onírico e intrigante.
Entre seus projetos mais notáveis está "The Universe Next Door", uma coletânea que reúne seu trabalho com câmaras escuras ao redor do mundo. O livro, publicado em 2013, apresenta imagens que desafiam a percepção e ampliam a noção do que é real e imaginário.
Para esse projeto, o fotógrafo levou sua técnica a novos patamares, explorando diferentes superfícies e introduzindo espelhos e lentes das imagens projetadas. Em algumas obras, a sobreposição entre o mundo exterior e interior cria comosições quase surreais, onde edifícios e construções icônicas de Nova York, Paris e Veneza invadem quartos de hotéis e galerias. A cada imagem, Morell nos convida a refletir cobre o papel da luz, da visão e da fotografia na construção da realidade. Seu trabalho prova que a câmara escura não pertence apenas à história, mas segue viva e relevante, abrindo novas possibilidades para a arte e percepção.
Após The Universe Next Door, Morell continuou a expandir suas experimentações com câmaras escuras, explorando técnicas que combinam projeções ao ar livre e superfícies inexperadas em trabalhos como Tent Camera e Pictures on the Ground.
Abelardo Morell nos ensina que, mesmo em tempos de avanços tecnológicos impressionantes, voltar às origens da fotografia pode ser um caminho surpreendente para a inovação. Seu olhar curioso e sua experimentação contínua com a câmara escura fazem dele um dos fotógrafos mais inventivos da atualidade. Sua abordagem singular fez com que se tornasse referência na aplicação contemporânea da câmara escura.
The Universe Next Door:
After Monet:
- Abelardo Morell e a mágica da câmara escura:
- Um tour com Abelardo Morell:
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