Thursday, January 2, 2025

PEDRO MARTINELLI

 

"Fotografia só existe quando você mete a cara no mundo." (Pedro Martinelli)

(Post originalmente escrito no blog antigo, de 2016/17)
Pedro Martinelli é um fotógrafo brasileiro que nasceu em Santo André no ano de 1950. Trabalhou em importantes e conceituadas publicações do país e viu de tudo através das lentes da sua câmera: um terremoto, quatro copas do mundo, duas olimpíadas, a construção de Itaipu, os incêndios dos edifícios Joelma e Andraus em São Paulo, etc.

Na Amazônia, onde se concentra uma parte substancial do seu trabalho, Martinelli fez vários registros da vida local e de comunidades indígenas desconhecidas. Suas fotos e relatos mostram uma realidade diferente daquela que habita o imaginário e mostra, ao invés disso, a dura vida na lavoura, os caboclos, os trabalhadores do porto de Manaus e o cotidiano dos povos ribeirinhos. Seu objetivo, segundo o fotógrafo, é contar a história do Brasil e melhorar o quanto puder a qualidade da informação no que diz respeito a isso.

Sua paixão pela fotografia começou quando tinha dezessete anos e viu, pela primeira vez, uma foto sendo revelada (na redação da Gazeta Esportiva, onde trabalhava). Na década de 1970, acompanhou os irmãos Villas Bôas em uma expedição histórica na Amazônia, a que viria a fazer contato com os índios da tribo Kranhacãrore. Nessa expedição, que acbou durando oito meses, Martinelli passou por todo tipo de dificuldade: viu companheiros morrerem vítimas de flechadas e picadas de cobra, voltou com quatro malárias e vinte quilos a menos. A primeira foto de um índio dessa tribo, que acabou estampando jornais do Brasil e do mundo, foi de sua autoria. 

Seus registros memoráveis da região foram se completar vinte e cinco anos mais tarde, quando Martinelli reencontrou os Panará (verdadeiro nome da tribo) e documentou o que restou do território origina, depois do vendaval predatório dos madeireiros, dos garimpos e das empresas agropecuárias da região.




















Martinelli ainda viaja para a Amazônia sempre que pode. Vive hoje em um condomínio nos arredores de São Paulo. Após ter trabalhado vários anos com jornalismo, publicidade, editoriais de moda, abandonou o mundo das notícias para se dedicar a projetos pessoais. É avesso à tecnologia no que diz respeito a equipamento fotográfico e só usa analógicas. 

Políticos e celebridades:










Seu blog é um lindo diário visual que mostra, mais uma vez, que todo apaixonado por fotografia anda por aí registrando tudo o que gosta e que chama a sua atenção, seja em viagens para locais exóticos, seja no cotidiano com seus detalhes corriqueiros. Suas fotos de comida - sempre muito típica, caseira, local e ogra - são um deleite. Adoro a temática de suas fotos e suas histórias.






Vídeos interessantes:

Links interessantes:

No comments:

Post a Comment