Thursday, January 30, 2025

CHICO ALBUQUERQUE

 

Chico Albuquerque (1917-2000) foi um dos grandes nomes da fotografia brasileira, pioneiro na publicidade e mestre do retrato. Seu olhar sofisticado e sua técnica apurada ajudaram a definir a identidade visual de marcas e personagens ao longo do século XX.
Nascido em Fortaleza, Albuquerque começou ainda jovem na fotografia, incentivado por seu pai que era cinegrafista. Seu talento logo o levou ao cinema, onde participou como fotógrafo de cena do filme "It's All True" (1941), projeto inacabado de Orson Welles.
Na década de 1950, consolidou-se como um dos precursores da fotografia publicitária no país, trabalhando em São Paulo e colaborando com grandes agências. Sua produção, no entanto, foi além da publicidade: seus retratos carregam uma sensibilidade única e seu olhar para o cotidiano se reflete em séries marcantes, como as imagens que fez dos jangadeiros cearenses.
Trabalhou na Editora Abril nas décadas de 1950 e 1960, contribuindo com sua expertise na fotografia publicitária e editorial. Ajudou a consolidar o padrão visual das revistas da Abril, que estavam em ascenção na época. Sua habilidade em iluminação, composoção e narrativa visual foi essencial para a identidade visual da editora, que se tornaria uma das mais influentes do Brasil. 
Albuquerque também foi membro do Fotoclube Bandeirante (hoje Foto Cine Clube Bandeirante) e, embora não tenha sido um membro tão ativo como German Lorca ou Thomaz Farkas, foi influente lá dentro. 
Com uma carreira que atravessou décadas e influenciou gerações, Chico Albuquerque soube unir precisão técnica e força narrativa, deixando um legado incontornáve para a fotografia brasileira. 

Galeria de fotos no Pinterest.

  • Recuperação das fotos de Chico Albuquerque no IMS:

  • Mucuripe - Postais - Chico Albuquerque:
  • PERFIL | Chico Albuquerque: Revelações:


Links interessantes:

No comments:

Post a Comment