Ao longo de sua trajetória, se destacou na fotografia publicitária, capturando retratos de figuras públicas e anônimas. Em meados de 1990, passou a ministrar workshops e cursos de curta duração em escolas de São Paulo e passou também a se dedicar a projetos autorais, focando em retratos, nus e fotografia de viagem.
Entre seus projetos documentais mais notáveis, estão as séries fotográficas realizadas nas comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, em São Paulo. Em 2008, Renata passou oito meses em Heliópolis, registrando o cotidiano dos moradores. Quatro anos depois, voltou sua atenção para Paraisópolis, produzindo umagens que revelam a vida dentro de cem residências da comunidade. Esses trabalhos resultaram em exposições e livros.
Renata Castello Branco faleceu em 2015, deixando um legado significativo na fotografia brasileira - especialmente no que diz respeito à documentação sensível e profunda de comunidades urbanas e na representação da diversidade humana em seus retratos.
Galeria com fotos no Pinterest.
Links interessantes:
- Vídeo Institucional:
- Fotonovela (Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia foi uma exposição no Itaú Cultural em 2013, com curadoria de Claudi Carreras e Iatã Cannabrava) - Videoguia:
- Paraisópolis uma cidade dentro da outra (fotolivro):
- Sesc Pompeia recebe exposição de fotos sobre Paraisópolis:
No comments:
Post a Comment