Monday, February 17, 2025

RENATA CASTELLO BRANCO

Renata Amazonas Castello Branco (1955-2015) foi uma fotógrafa brasileira reconhecida por seu trabalho em retratos publicitários e projetos documentais que exploram a vida cotidiana em comunidades urbanas. Formada em história pela Universidade de São Paulo, iniciou sua carreia fotográfica no início da década de 1970, estagiando no estúdio de Chico Albuquerque entre 1972 e 1973. Em 1980 estabeleceu seu próprio estúdio e, em 1985, participou da fundação da Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade (Abrafoto) onde assumiu a direção cultural.

Ao longo de sua trajetória, se destacou na fotografia publicitária, capturando retratos de figuras públicas e anônimas. Em meados de 1990, passou a ministrar workshops e cursos de curta duração em escolas de São Paulo e passou também a se dedicar a projetos autorais, focando em retratos, nus e fotografia de viagem.

Entre seus projetos documentais mais notáveis, estão as séries fotográficas realizadas nas comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, em São Paulo. Em 2008, Renata passou oito meses em Heliópolis, registrando o cotidiano dos moradores. Quatro anos depois, voltou sua atenção para Paraisópolis, produzindo umagens que revelam a vida dentro de cem residências da comunidade. Esses trabalhos resultaram em exposições e livros. 

Renata Castello Branco faleceu em 2015, deixando um legado significativo na fotografia brasileira - especialmente no que diz respeito à documentação sensível e profunda de comunidades urbanas e na representação da diversidade humana em seus retratos.

Galeria com fotos no Pinterest.

  • Vídeo Institucional:

  • Fotonovela (Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia foi uma exposição no Itaú Cultural em 2013, com curadoria de Claudi Carreras e Iatã Cannabrava) - Videoguia:

  • Paraisópolis uma cidade dentro da outra (fotolivro):

  • Sesc Pompeia recebe exposição de fotos sobre Paraisópolis:


Links interessantes:

No comments:

Post a Comment