Friday, February 21, 2025

LEE FRIEDLANDER

 

"O que me motiva é a curiosidade. Quero ver como as coisas ficam quando fotografadas."

(escrito originalmente no blog antigo em 2017)
Lee Friedlander nasceu em 1934 em Alberdeen, WA, nos EUA e estudou fotografia no Art Center College of Design em Pasadena. Seus primeiros trabalhos foram fortemente influenciados por Eugène Atget, Robert Frank e Walker Evans. Friedlander fotografou Madonna nua para a Playboy no final dos anos 1970. A cantora era estudante e recebeu apenas 25 dólares pelo ensaio mas, 30 anos depois, uma dessas imagnes foi arrematada por mais de 37 mil dólares em um leilão da Christie's.

Usando primariamente uma Leica 35mm e filmes P&B, o estilo de Friedlander era focado na "paisagem social". Sua primeira exposição solo aconteceu no George Eastman House em 1963 e, depois dela, o fotógrafo foi peça-chave da exposição "New Documents", de curadoria de John Szarkowski que aconteceu no MoMA e contou também com trabalhos de Garry Winogrand e Diane Arbus. Desde então, fotos suas vêm sendo expostas em vários museus e galerias do mundo.

Entre seus trabalhos mais conhecidos, está uma série de fotos que Friedlander fez de parques desenhados por Frederick Law Olmstead, comissionada pelo Canadian Centre of Architecture in Montreal. Mesmo após terminado o projeto, ele continuou fotografando parques idealizados por Olmstead por vinte anos. Essa série inclui o Central Park, o Cherokee Park em Louisville, KY. Na comemoração dos 150 anos do Central Park, o Metropolitan fez uma exposição de suas fotos e o lançamento do livro "Photographs: Frederick Law Olmstead landscapes".


  • Fotolivro "Signs":
  • Fotolivro "America by Car" (unobtainium photobooks):
  • Lee Friedlander Parte 1 - Qual é a dele? (Graeme Williams):
  • Lee Friedlander Parte 2 - O que atraía seu olhar? (Graeme Williams):
  • Fotolivro "The American Monument" de 1976 (o vídeo acima menciona esse ensaio fotográfico, no qual Friedlander trabalhou por dez anos):
  • Fotos de Friedlander com trilha sonora de David Lynch:



Links interessantes:

No comments:

Post a Comment