Monday, January 27, 2025

DIANE ARBUS

 

"Most people go through life dreading they'll have a traumatic experience. Freaks were born with their trauma. They've already passed their test in life. They're aristocrats." (Diane Arbus)

(escrito originalmente no blog antigo, em 2017)
Diane Arbus foi uma fotógrafa norte-americana conhecida por fazer retratos em preto-e-branco de pessoas marginalizadas pela sociedade - anões, gigantes, artistas de circo, nudistas, transexuais, travestis, etc - além daqueles cuja normalidade era vista como surreal ou até mesmo "feia" pelas pessoas em geral.

Diane nasceu em 1923 em Nova York, em uma família judaica rica. Seus pais eram donos da Russek's, uma loja de departamentos famosa da 5ª Avenida. Casou-se com Allan Arbus, um ator e fotógrafo que a introduziu no mundo da fotografia. Tiveram duas filhas e se divorciaram em 1969.

Começou sua carreira trabalhando com o marido para a loja dos pais, fazendo fotografia de moda. Após a Segunda Guerra, o casal começou um negócio de fotografia comercial chamado Diane & Allan Arbus, do qual Diane era diretora e Allan, o fotógrafo que também fazia todo o resto. Fizeram em torno de 200 páginas de editoriais de moda para a revista Glamour e mais de oitenta para a Vogue. Ainda assim, o trabalho dos dois era visto, em geral, como "mediano".

Encerraram o negócio de fotografia em 1956 e, a partir de então, Diane seguiu para um trabalho mais independente. Começou a fazer fotografia de rua para, então, passar a fotografar circos, hotéis encardidos, necrotérios e instituições psiquiátricas.

A primeira exibição grande com suas fotografias ocorreu no MoMA, em 1967, em um show chamado "New Documents", que teve curadoria de John Szarkovski. Fez trabalhos de fotojornalismo para revistas mas, conforme sua fama como artista crescia, a procura por esses trabalhos diminuía.

Tinha crises severas de depressão e cometeu suicídio em 1971.

Alguns de seus trabalhos mais notáveis:

  • Existe ética na fotografia de rua? // Diane Arbus (Developing Tank)



Links interessantes:

No comments:

Post a Comment