Wednesday, January 1, 2025

ALEC SOTH

"A fotografia não me obriga somente a sair de casa, mas a sair da minha cabeça (brevemente)."

Alec Soth é um dos nomes de maior destaque da fotografia contemporânea. Nascido em 1969 em Minneapolis, Soth ganhou notoriedade com o livro "Sleeping by the Mississippi", de 2004, um projeto que combina retratos, paisagens e fotografias de interiores para criar uma narrativa que é pessoal e, ao mesmo tempo, universal.
Soth trabalha principalmente com câmeras de grande formato, o que reflete em seu estilo visual detalhista e contemplativo. Suas imagens capturam momentos de solidão, fragilidade e beleza em um formato quase cinematográfico.
Um dos aspectos mais marcantes do trabalho de Soth é sua abordagem empática: ele vai além da mera documentação, construindo um relacionamento com seus sujeitos e permite que essa intimidade transpareça em cada fotografia. Também é membro da Magnum Photos e fundou a editora Little Brown Mushroom, voltada para publicações experimentais de fotografia e narrativa visual. Aparentemente, as operações da LBM foram encerradas. 
Os projetos de Alec Soth nos lembra que a fotografia vai além do registro técnico: é uma ferramenta para explorar as profundezas da condição humana. Nos convida a olhar para o mundo com mais atenção e delicadeza, enxergando a beleza e significado nos momentos mais simples e cotidianos. 

Procurando por conteúdo para escrever o post, encontrei esse texto engraçado no site Peta Pixel chamado "Dez fotógrafos que você deveria ignorar":
"Paisagens líricas, retratos impassíveis, interiores irônicos, melancolia, barba, câmeras 8X10, projetos épicos. Valeu, Soth, você elevou tanto o nível que tenho medo de que todos os estudantes barbudos fiquem velhos e grisalhos antes de terminarem seus grandes projetos fotográficos americanos. Sério, precisa ser tão sarcástico sobre a fotografia contemporâne? Os fotógrafos não precisam de mais ajuda para ficarem rabugentos e céticos sobre fotografia. Que tal isso? Alugue uma van, compre uma Leica M9, chame uns hippies sessentões para uma viagem até Puerto Vallarta e documente tudo no Tumblr. Opa, espera. Isso também é deprimente. "Você venceu, Soth". 


Vídeos interessantes:

  • Who is Alec Soth and why does his work matter (Graeme Williams - Photographic conversations):

  • Uma conversa bem interessante nesse podcast onde Soth comenta detalhes menos conhecidos da sua trajetória:
  • Participação de Soth na serie "Sofa Sessions: Conversations with Martin Parr", onde eles tiveram uma boa conversa, especialmente quando comentam brevemente sobre quando ambos entraram na Magnum e também a parte em que Soth fala sobre seus retratados e ética na fotografia de retratos;
  • Learning from my FAVOURITE photographer Alec Soth:
  • Alec Soth: A Pound of Pictures:

No comments:

Post a Comment