Saturday, January 11, 2025

WALKER EVANS

 

(post do blog antigo, escrito em 2017)
Walker Evans nasceu em 1903 em Saint Louis, MO e morreu em 1975. Foi um fotógrafo e fotojornalista que ficou mais conhecido por seu trabalho para o Farm Security Administration, um órgão criado nos EUA durante a Grande Depressão que tinha como objetivo promover o desenvolvimento de áreas agrícolas. Nesse trabalho, Evans registrou as condições de vida e trabalho na América agrícola com o objetivo de mostrar os problemas e progressos da administração.

Usou vários tipos de câmeras durante sua carreira e acreditava que o modelo delas não tinha a menor importância. Experimentou com a Leica 35mm, Rolleiflex 2 1/4, grande formato 8X10 e até mesmo a Polaroid SX-90, que usou mais ou menos com exclusividade em seus últimos anos. Influenciou Robert Frank, Lee Friedlander, Diane Arbus e Bruce Gilden.

Por mais de cinquenta anos, Evans fotografou com o objetivo de captar a essência do American Way of Life. Fosse na cidade grande ou na Main Street de alguma cidade do interior, as pessoas e a forma como viviam o fascinavam.



Evans valorizava muito a questão da experiência que só vem com o tempo de trabalho, com a dedicação ao ofício e sabia que isso não pode ser fingido ou representado.

Entre seus trabalhos mais famosos, está o American Photographs, cujas fotos fizeram dele o primeiro fotógrafo a ter uma exposição individual no MoMA em Nova York:


 


 
 
 
 
 

 

Um outro trabalho importante de Walker Evans foi o "Let us now praise famous men", de 1941, que ele fez em colaboração com o escritor James Agee para a revista Fortune. O objetivo era registrar o empobrecimento das famílias de arrendatários de terras por conta da Grande Depressão. Os dois passaram oito semanas no verão de 1936 pesquisando, especialmente nas casas de três famílias brancas que eram miseráveis.
Em 1938, Evans fotografou pessoas no metrô de Nova York usando uma câmera escondida em sua jaqueta (ele batia a foto através de um cabo que corria pela manga). Essas fotos geraram o livro Many Are Called, que foi lançado pela primeira vez em 1966.

 A respeito da fotografia colorida, Evans uma vez disse que a considerava "vulgar" e que preto e branco era o verdadeiro meio de se fotografar. Alguns anos depois, no entanto, começou a experimentar com filme colorido com sua Polaroid e admitiu que estava errado quando disse o que disse. Não era muito fiel a um só formato também quando fotografava, então seu acervo é composto de fotos horizontais, verticais e quadradas.

E, como dito antes, Evans passou a fotografar quase exclusivamente com uma Polaroid nos seus últimos anos, deixando milhares de instantâneos. De acordo com seus alunos, ele carregava a câmera e fazia fotos o tempo inteiro de tudo o que visse na frente, retratos, etc. 

Vídeos interessantes:

  • O fotógrafo americano mais influente de todos os tempos // Walker Evan’s (Developing Tank):
  • Fotolivro  "Signs":
  • A fotografia cândida de Walker Evans no metrô na década de 1930 - que culminou no livro "Many are called", lançado em 1960:
  • Fotografias - Walker Evans em suas próprias palavras:

Leituras interessantes:


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